Padre alemão é processado por recriar cenas bíblicas com bonecos Playmobil

Os criadores alegam questões de segurança para impedir a divulgação das imagens.

Um padre alemão que recriou cenas da Bíblia com bonecos Playmobil e colocou imagens em uma página na internet está sendo processado pelos criadores do brinquedo, que alegam questões de segurança para impedir a divulgação das imagens.

Markus Bomhard moldou os bonequinhos - utilizando velas e secadores de cabelo - e refez cenas como Jesus na manjedoura, a crucificação de Cristo, a Arca de Noé e Adão e Eva no Paraíso, entre outras.

A empresa, no entanto, afirma que o padre, cujo trabalho foi elogiado até pelo papa Bento XVI, fez alterações drásticas nas imagens dos brinquedos. "Toleramos o que é chamado de "customização", mas a transformação feita por Bomhard é excessiva, como por exemplo a alteração dos braços dos bonecos para colocá-los numa cruz", afirmou a Playmobil em comunicado divulgado na terça-feira.

A fabricante alega que as imagens de Bomhard podem estimular outras pessoas a tentarem alterar os bonecos de forma semelhante. "Por questões de segurança, não podemos aceitar que isso aconteça, já que os brinquedos são feitos de plástico inflamável." O padre tem até o dia 6 de abril para tirar o site do ar.

O padre afirma que o site Playmo-Bible é um "projeto privado", sem apoio da Igreja.

Fonte: g1, www.g1.com.br