Parados há 29 dias, bancários decidem que greve continua

O sindicato realizou assembleia nesta terça-feira (3)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em greve desde o dia 6 de setembro, os bancários do Piauí se reuniram nesta terça-feira (3) para discutir o fortalecimento do movimento e anunciaram que continuam parados por tempo indeterminado.

Os bancários recusaram em 15 de setembro mais uma proposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban) e decidiram continuar a greve. A proposta da Fenaban  era um  reajuste salarial de 7% e abono de R$ 3,3 mil. Os bancários não ficaram satisfeitos e decidiram manter a paralisação.

Após isso, há pelo menos duas semanas que não há negociação e os bancários já estão parados há 29 dias.

Os bancários reivindicam reposição da inflação de 9,57% e mais 5% de aumento real, valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$3.940,24), participação nos lucros, combate à meta abusiva, ao assédio moral e sexual, fim da terceirização, segurança e melhores condições de trabalho.

A greve já teve adesão de 140 agências em todo o Piauí. No Brasil, já são 13.358 agências e 34 centros administrativos fechados, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

A greve já é mais longa do que a realizada pelos bancários no ano passado, que durou 21 dias. Segundo a Contraf-CUT, a greve mais longa da categoria na história foi em 1951 e durou 69 dias. Nos últimos anos, a mais longa foi a de 2004, com 30 dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES