Percentual de cheques sem fundos é o menor desde 2005 para janeiro

Percentual de cheques sem fundos é o menor desde 2005 para janeiro

Entre os estados, Roraima apresentou o maior percentual de devoluções.

Em janeiro, 1,7% dos cheques emitidos foram devolvidos, segundo pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quinta-feira (17). Trata-se do menor percentual verificado em meses de janeiro desde 2005, quando fora registrada devolução de 1,53% dos cheques.

Os economistas da Serasa atribuem esse resultado à evolução do mercado de trabalho em 2010. Aliada a esse fator, está a mudança de hábito do consumidor, que tem substituído o cheque pelo cartão de crédito. "Apesar desta queda em janeiro, a atenção agora fica voltada para fevereiro e março, meses em que há maior pressão sobre o orçamento familiar, em razão do pagamento de impostos, como IPVA, IPTU e despesas escolares", disse a Serasa, por meio de nota.

Por regiões

Entre os estados, Roraima foi o que mostrou o maior percentual de cheques devolvidos (11,38%). Na contramão está São Paulo, que registrou o menor percentual, 1,29%. Considerando as regiões, a Norte foi a que apresentou o maior percentual de cheques sem fundos, 3,80%. Na região Sudeste, foi verificado o percentual mais baixo, 1,39%.

Fonte: g1, www.g1.com.br