Petrobras acha mais óleo leve em Campos

Nova descoberta da Petrobras foi obtida a 4.460 metros de profundidade.

A Petrobras informou nesta sexta-feira (4) que descobriu mais óleo leve no pré-sal da bacia de Campos, na área da concessão do campo de Marlim. A estimativa inicial é de volumes recuperáveis potenciais em torno de 380 milhões de barris de óleo equivalente (boe), segundo comunicado.

Apesar de relevantes, os depósitos do pré-sal da bacia de Campos têm se mostrado menores do que os da bacia de Santos, onde já foram descobertas reservas recuperáveis de até 14 bilhões de boe em apenas alguns dos campos já explorados.

A nova descoberta da Petrobras foi obtida a 4.460 metros de profundidade e fica próxima à infraestrutura dos campos de Marlim e Voador. "Foram perfurados cerca de 5.000 metros, dos quais 1.000 metros de sal, para atingir o reservatório", explicou a estatal em uma nota.

O poço descobridor está a 4,5 quilômetros da plataforma P-27, facilitando o desenvolvimento do campo e acelerando o início da produção, além de reduzir investimentos, informou.

O plano de avaliação da nova área descoberta será levada em breve à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, segundo a Petrobras.

A empresa havia informado no final de maio a descoberta de óleo leve (29 graus API) no poço 6-CRT-43-RJS, conhecido como Carimbé, localizado no campo de Caratinga, na bacia de Campos, a cerca de 106 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d"água de 1.027 metros e com volumes recuperáveis de cerca de 105 milhões de barris de óleo equivalente.

Fonte: g1, www.g1.com.br