Petrobras atinge recorde mensal de produção de diesel e gasolina

Em agosto, estatal produziu 2,530 milhões de metros cúbicos de gasolina e 4,402 milhões de metros cúbicos de diesel

A Petrobras informou nesta sexta-feira que atingiu recordes mensais de produção de diesel e gasolina em agosto, segundo comunicado. A estatal produziu em suas refinarias no Brasil 4,402 milhões de metros cúbicos de diesel e 2,530 milhões de metros cúbicos de gasolina, representando um acréscimo de 111 mil metros cúbicos de diesel e 20 mil metros cúbicos de gasolina em relação ao recorde mensal anterior, obtido em maio de 2013.

"Estes recordes comprovam que o elevado desempenho das unidades de processo é sustentável, reflexo do aumento da eficiência operacional obtida pela atuação conjunta das áreas do Refino, Logística e Comercialização", disse a empresa.

Segundo a estatal, o desempenho das refinarias contribui para a redução das importações de derivados, que registram forte crescimento no ano para atender à demanda crescente da frota de veículos, em meio a uma produção de petróleo nacional praticamente estagnada.

Em agosto, as importações de petróleo, combustíveis e lubrificantes subiram 41,4 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado, para US$ 2,387 bilhões, mas caíram quase 50% ante julho, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

No acumulado do ano até agosto, as importações de petróleo e derivados subiram 21,7% na comparação anual para US$ 28,2 bilhões de dólares.

Fonte: O Globo