Petrobras ocupa o 4ª lugar entre empresas de energia do mundo

Petrobras ocupa o 4ª lugar entre empresas de energia do mundo

Estatal é a única empresa latino-americana listada entre as dez primeiras do ranking

A Petrobras subiu do sexto para o quarto lugar no ranking das 250 principais empresas globais de energia, segundo lista da agência Platts. A Petrobras é a única empresa latino-americana listada entre as dez primeiras.

De acordo com nota da Petrobras, o bom resultado da companhia deve-se às descobertas no pré-sal e pelas perspectivas de fortalecimento da atuação da petrolífera nas atividades de exploração e produção de petróleo no Brasil.

Ainda segundo a nota, a subida da Petrobras no ranking acompanhou o desempenho de outras empresas dos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China). Dentre as vinte primeiras companhias do ranking, onze são da Rússia, China ou Índia, além da brasileira. No ano passado, eram apenas seis.

O resultado no ranking posiciona a Petrobras como uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo. A primeira colocada no ranking é a ExxonMobil, seguida pela BP (British Petroleum) e Gazprom OAO. Depois vêm Petrobras; Total; E.On AG; Petrochina; China Petroleum; Chevron Corp e Royal Dutch Shell.

Fonte: R7, www.r7.com