Petrobras reajusta preços da gasolina,em 6,6%, e do diesel 5,4%

Petrobras reajusta preços da gasolina,em 6,6%, e do diesel 5,4%

O aumento vale a partir desta quarta-feira

A Petrobras informou, nesta terça-feira, que vai reajustar os preços de venda nas refinarias da gasolina e do diesel. O aumento vale a partir desta quarta-feira. A gasolina vai subir nas refinarias 6,6%, enquanto o diesel, 5,4%.

Apesar de os percentuais terem sido aplicados sobre os valores cobrados pelas refinarias, de onde os combustíveis saem para as distribuidoras ? que, então, os repassam para os postos ?, é possível que o motorista já pague mais caro, nesta quarta-feira, para encher o tanque. Segundo especialistas, a gasolina deve ter um aumento nas bombas de 4%. O diesel poderá subir 3%.

? Historicamente, os donos de postos costumam antecipar o aumento, considerando que, quando tiverem que repor o estoque atual, já vão pagar mais caro ? afirmou Paulo Miranda Soares, presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis).

Ainda segundo ele, os postos repassam uma parte do percentual autorizado para as refinarias e aguardam para ver como ficarão os preços nas distribuidoras.

? Como a venda de combustível das refinarias para as distribuidoras, geralmente, é feita à noite, o combustível que as distribuidoras vão repassar aos postos amanhã (hoje) de manhã já poderá estar mais caro ? explicou Paulo Miranda Soares.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis do Município do Rio (Sindcomb), Manuel Fonseca da Costa, é um pouco mais otimista em relação a quando o reajuste chegará aos postos de gasolina.

? Os aumentos serão gradativos, depende do estoque de cada posto. Acredito que ainda será possível encontrar gasolina sem aumento até o fim desta semana. E o reajuste poderá não ser repassado de uma só vez ? previu.

Fonte: Extra