Piauí alcança o índice de 98,75% na vacinação contra a febre aftosa

O relatório de vacinação contra a febre aftosa foi divulgado ontem pelo diretor-geral da Adapi, José Antônio

O valor é recorde e, em todo o estado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa no Piauí atingiu 98,75% do gado. Isso significa que 1.656,487 do rebanho total de bovídeos estão protegidos da aftosa.

Segundo a Agência Agropecuária do Piauí (Adapi), nunca antes na história do estado se alcançou índices tão altos de vacinação de rebanho contra a aftosa.

O relatório da campanha de vacinação foi divulgado quarta-feira (26), pelo diretor-geral da Adapi, José Antônio. Os resultados comprovam que a cobertura vacinal só cresce a cada etapa realizada.

Em todo o estado, 79 municípios atingiram a meta de 100% da cobertura vacinal e de acordo com o diretor, o resultado foi surpreendente e se deve ao grande investimento do governo a causa e também, ao desempenho dos criadores.

?Tivemos a maior cobertura vacinal dos últimos tempos, atingimos um índice excelente que garante a segurança e a qualidade dos nossos animais.

E todo esse resultado se deve à grande estruturação da agência, pois hoje nos tornamos uma das melhores do Brasil, e também, aos nossos produtores, que estão conscientes e fazem sua parte, vacinando o rebanho no prazo previsto?, ressaltou.

Nos últimos anos, os resultados foram surpreendentes. Na primeira etapa de 2011, mais de 95% do rebanho foi vacinado; já na segunda etapa, o número subiu para mais de 97%.

Em 2012, os números continuaram a crescer, na primeira etapa de realização da campanha, o Piauí atingiu mais de 96% do rebanho e em 2013, apenas na primeira etapa, 97,15% do rebanho foi atingido e na segunda, 97,59% receberam as vacinas.

De acordo com o diretor, o próximo passo a ser dado diz respeito à certificação internacional do Piauí em área livre de aftosa. O evento de certificação acontecerá em Paris, de 27 a 30 de maio.

?Esse certificado proporcionará para o criador de gado a exportação de seu rebanho para outros países, com a garantia de uma carne segura para o consumo.

O resultado da campanha já foi encaminhado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária à Organização de Saúde Animal e até o fim de maio estaremos com esse certificado em mãos?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES