Piauí avança no ranking de desenvolvimento dos estados

Os últimos números levantados se referem a 2013 e 2014.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Está em efetivação um novo mecanismo para orientar políticas públicas nos estados em eixos estratégicos de crescimento. O novo Índice de Desenvolvimento dos Estados (IDE) já mostra alguns avanços piauienses, sobretudo nas áreas da segurança, saúde, moradia, emprego e renda, posicionando em boas colocações em âmbito nacional e superando, em alguns itens, todos os estados nordestinos. Os últimos números levantados se referem a 2013 e 2014 e seguem os mesmos critérios do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As avaliações variam de zero a 1.

O IDE, aprovado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), permite avaliar e planejar políticas públicas a partir de indicadores comparáveis entre as federações e o Distrito Federal, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É resultado de um conjunto de índices de cinco dimensões: saúde, educação, emprego e renda, condições de moradia e segurança. Ao todo, compondo estas cinco áreas, são selecionados 17 indicadores. Além da mensuração do desempenho agregado das áreas, pode-se observar os aspectos que influenciam as variações no nível de desenvolvimento de cada unidade federativa.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Antônio Neto, o IDE, criado pela Secretaria de Planejamento de Santa Catarina, e apresentada no Conseplan, representa uma forma nova de acompanhar a evolução dos Estados. "Vamos implantar esta metodologia no estado do Piauí, para que ela comece a ser uma espécie de piloto, de balizamento, para que ao longo do tempo, a gente possa ir incorporando isso nos vários órgãos, nas várias gestões, em cada uma das áreas. Primeiramente vamos trabalhar nas áreas de saúde, educação, segurança pública, moradia, e de indicadores de renda e, posteriormente, a ideia é que é que isso possa evoluir para outras áreas.”, diz ele.

O Piauí aparece entre as cinco Unidades da Federação com melhor desempenho e o primeiro do Nordeste com maior índice de desenvolvimento geral em 2013 e 2014. O IDE é considerado médio, com grau de 0,645 (2013) e 0,664 (2014), apresentando um crescimento de 2,86%.

No cômputo geral, o Piauí aparece entre os 10 primeiros colocados, estando à frente de estados como Tocantins, Roraima, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Rondônia, Paraíba, Acre, Bahia, Amazonas, Amapá, Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Maranhão, Pará e Alagoas.

Saúde - A dimensão saúde, do IDE, é composta por 4 indicadores formados pelos índices de expectativa de vida, médicos que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde), enfermeiros que atendem pelo SUS e mortalidade infantil. Nesse quesito, o Estado apresenta um índice de 0,660 em 2014, considerado pelo estudo entre razoável e desejado.

Educação - Na dimensão educação, foram utilizados cinco indicadores, analisando-se os índices de escolarização de pessoas de 6 a 14 anos, escolarização de pessoas de 15 a 17 anos, qualidade do Ensino Fundamental – séries iniciais, qualidade do Ensino Fundamental - séries finais e qualidade do Ensino Médio. Nessa dimensão, o Piauí apresenta um índice de 0,564, se aproximado da condição de razoável.

Segurança - A dimensão de segurança analisou apenas um indicador que foi o índice ‘homicídio’. Nesta dimensão, o estado atingiu nos anos de 2013 e 2014 uma de suas melhores performances, que foi de 0,723, estando dentro da faixa de desejado.

Moradia - A dimensão que analisou a condição de moradia foi formatada com três indicadores e foram avaliados os índices de acesso à rede de água, esgotamento sanitário adequado e déficit habitacional. Neste quesito, o Piauí obteve seu melhor posicionamento, com índice de 0,768, praticamente atingindo a faixa de muito desejado.

Emprego e renda - Emprego e renda foi quinta dimensão trabalhada pelo IDE. Foram analisados quatro indicadores, considerando os índices de extrema pobreza, desigualdade de renda, desemprego e mercado de trabalho informal. Nesse aspecto, o Estado apresenta um índice de 0,664, dentro da faixa de razoável.

Antonio Neto explica que a intenção da Seplan é aprimorar a metodologia juntamente com a Secretaria de Planejamento de Santa Catarina, para que os indicadores possam ser um orientador das ações públicas nos Estados. “Já temos metodologias conhecidas, como é caso da evolução do próprio IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – já por mecanismos consolidados –, mas essa metodologia é bastante interessante e ela permite que o Estado tenha condições de ter uma gestão melhor avaliada e possa evitar determinados problemas”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES