Piauí confirma 2º lugar na produção de soja

Já no caso do algodão, segundo levantamento da Conab, o Piauí teve redução na sua área plantada

Com a área superior a 63,4 mil hectares plantados com soja, o Piauí confirma a segunda posição na produção da oleaginosa no Nordeste, ficando o Estado da Bahia, com 69,2 mil hectares, em primeiro lugar.

Já no caso do algodão, segundo levantamento da Conab, o Piauí teve redução na sua área plantada: a região Nordeste que participa com 35,9% da área nacional de algodão, apresenta redução de área (10,1%), com destaques para os estados da Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. No Estado da Bahia (maior produtor regional), a redução na área é de 7,9%, comparativamente à safra anterior.

O último levantamento da safra 2009/2010 realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta para uma produção de 146,87 milhões de toneladas de grãos.

Para a realização do levantamento, técnicos da Conab estiveram, nos principais municípios produtores do país, ouvindo produtores rurais, agrônomos e técnicos de Cooperativas, Secretarias de Agricultura, órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural (oficiais e privados) e revendedores de insumos.

A área cultivada com a oleaginosa apresentou crescimento de 6,9%,correspondendo a um ganho de 1,5 milhão de hectares sobre a da safra anterior, passando para 23,24 milhões de hectares. Na região Nordeste, a área cresceu 150,0 mil hectares.

Fonte: CCOM, www.pi.gov.br