Piauí é o melhor Estado para se plantar, diz estudo

Piauí é o melhor Estado para se plantar, diz estudo

Enquanto outros Estados do Nordeste tiveram quedas drásticas na produção, o Piauí teve aumento na safra de grãos.

Apresentando a colheita de 2,285 milhões de toneladas, o Piauí tem razões de sobra para comemorar. O Estado é o único do Nordeste a mostrar resultados positivos na safra deste ano, é o que informa o levantamento mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Nem a seca que cobre 75% do Estado impediu o crescimento da produção: o mesmo estudo aponta aumento de 2,5% da área plantada.

O aumento do número de terras se deu por conta da chegada de novos investidores na região. Junto com eles, novas técnicas de lavoura, investimento em tecnologia de ponta e melhoramento genético dos grãos ajudaram o Piauí a quebrar mais um recorde. De acordo com o superintendente Alysson Pego, os números dessa safra são bem expressivos para uma colheita do Nordeste, principalmente quando se leva em conta que a área plantada nesta região reduziu 16%.

?Na verdade esperávamos uma colheita mais generosa. Os números do levantamento feito no início da safra indicavam que teríamos um rendimento maior, mas perdemos 600 mil toneladas da agricultura familiar, que sofreu com a estiagem?, falou.

Fonte: Olegário Borges