Piauí está entre os 10 melhores estados para constituir empresa

Piauí ocupa o 8º lugar como melhor estado para abertura de empresas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é referência nacional quando o quesito é desburocratização de registro e legalização empresarial, figurando entre os dez melhores estados do país para se constituir empresas.

À frente de estados com tradição em empreendedorismo e desenvolvimento econômico como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, o Piauí encerrou o ano em oitavo lugar como melhor estado do país. Estas informações são fornecidas pelo ranking Redesim produzido pela Receita Federal, que analisa os níveis de implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em cada unidade federativa.

Entre os pontos analisados, o órgão federal pontua, por meio de porcentagem, o nível de implantação do sistema (40%), da consulta de viabilidade em cada município (20%), das inscrições tributárias (20%) e dos órgãos de licenciamento (20%).

“No final do ano de 2015, o Piauí sequer era citado na listagem, no início do ano de 2016, o estado pontuava na décima segunda colocação do ranking. Hoje, nosso estado encontra-se entre as dez melhores unidades federativas para se constituir empresas. Uma evolução fruto de muito trabalho da Junta Comercial do Estado do Piauí e do governador Wellington Dias”, declarou Alzenir Porto, presidente da JUCEPI.

Atualmente, 40 municípios piauienses estão integradas ao sistema Redesim através da plataforma Piauí Digital e a meta é que em 2017 mais 100 municípios sejam somados a este número. Há também a integração com vários órgãos de administração tributária, fiscalização e licenciamento. Dentre os vários benefícios de se ter um ambiente digital está a menor burocracia, maior segurança e celeridade nos processos.

Um ambiente desburocratizado oferece diversos benefícios como a redução da informalidade, diminuição dos altos custos sociais e econômicos da informalidade; aumento da produtividade; proporciona ganhos reais e imediatos ao Empreendedor, Setor Público e Sociedade.

“O Piauí é um estado com grande potencial para o empreendedorismo e é nosso dever enquanto poder estatal fomentar o desenvolvimento. A JUCEPI, hoje, orgulha o estado, atingimos um patamar histórico com diferença de apenas seis pontos em relação ao primeiro lugar, se manter nesse lugar, exige um trabalho em equipe muito forte, mas estamos empenhados em servir melhor e superar esta posição”, finalizou a presidente.

Redesim

O Sistema Gerenciador da REDESIM (SigFácil) é uma solução web que faz a integração entre o Cadastro Sincronizado Nacional (CADSINC) e os diversos órgãos estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

Esta solução tem por objetivo disponibilizar na internet, um ambiente favorável que permita ao cidadão empreendedor, agilidade nos processos de formalização, legalização e manutenção da atividade empresarial, reduzindo a burocracia e otimizando o processo, evitando a duplicidade de ações e racionalizando os recursos disponíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES