Piauí terá 634 hectares irrigados com apoio e recurso do Governo do Estado

Com os kits de 500 metros quadrados e 2 hectares, cerca de 5.300 famílias serão beneficiadas

Com o objetivo de reduzir os impactos da estiagem e promover trabalho e renda para o pequeno produtor, o Governo do Estado do Piauí tem investido na instalação de kits de irrigação no semiárido piauiense. A previsão é de que este ano sejam implantados cerca de 1.400 kits de 500 metros quadrados.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) está concluindo ainda a licitação de 267 kits de irrigação de 2 hectares. Cada kit alocará aproximadamente 20 famílias, desse modo, serão beneficiadas diretamente uma média de 2.000 famílias e, indiretamente, 6.000.

Com a distribuição desses kits o Piauí passará a ter 634 hectares de terra irrigados, com isso, cerca de 5.300 famílias serão beneficiadas diretamente e 7.040 indiretamente. ?A aquisição e distribuição desses kits são uma ação do Governo do Estado para combater os efeitos da estiagem produzindo alimento, essa atividade também gera trabalho e renda através da comercialização do excedente?, pontua Sérgio Andrade, coordenador de irrigação da SDR.

Barragens de Contenção

Além dos kits de irrigação, o Governo do Estado tem investido na construção de barragens de contenção, visando a construção de 320 barragens de contenção em todo o Piauí. Desse total, 185 obras de contenção já foram entregues e 135 estão em execução.

As barragens de acumulação destinam-se a represar água para utilização no abastecimento das cidades que enfrentam longos períodos de estiagem. Cada barragem tem capacidade para acumular 16 milhões de litros, utilizados para o consumo humano e também os cuidados com os animais. O valor unitário para a construção de cada barragem corresponde a R$ 41 mil.

Fonte: Jornal Meio Norte