Piauí terá investimento de R$ 1,1 mi

A Codevasf é responsável pelo investimento que tem melhorado a vida de dezenas de famílias de agricultores na região de Picos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está investindo cerca de R$ 1,1 milhão em obras e equipamentos para o abastecimento de água na região, que será utilizada em irrigação, beneficiando agricultores familiares. Os recursos são oriundos do Programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação.

Os agricultores que serão beneficiados cultivam especialmente a banana, entre outras frutas, e possuem lotes entre 0,5 a 6 hectares. A previsão é de que as obras tenham início em janeiro de 2014.

Serão perfurados e equipados nove poços tubulares com profundidade de 120 metros; implantados 4,5 quilômetros de rede de energia com respectivas subestações para as unidades de bombeamento; implantados reservatórios elevados para cada poço tubular, além de placas de obra e casa de proteção para os painéis das unidades de bombeamento.

Poços sedimentares - Os poços perfurados e instalados pela Codevasf são de dois tipos: sedimentares ou cristalinos.

No Piauí, a região onde serão instalados os poços tubulares é sedimentar. Isso quer dizer que serão perfurados nos locais que possuem manchas de sedimentos (arenito, calcário), escavados a profundidades que podem variar de 150 a 400 metros, e fornecem grandes volumes de água oriunda do lençol freático. A captação da água é feita por meio de motobombas de alta potência.

Fonte: Jornal Meio Norte