População carcerária do Piauí cresce 21% em dois anos e meio

O número de presos cresce 6,8% ao ano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados do Núcleo de Estatísticas do Sistema Prisional do Piauí, órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), apontam que a população carcerária nos estabelecimentos penais do Estado aumentou 21,5%, de janeiro de 2015 a junho de 2017.

Em janeiro de 2015, o número total de pessoas privadas de liberdade nas 15 unidades penitenciárias do Piauí era 3.542, passando para 4.303 presos em junho de 2017. Ou seja, nesse período, a população carcerária do estado aumentou em 761 pessoas.

De acordo com o Núcleo de Estatísticas, o percentual de crescimento no número de presos tem sido progressivo. Em dezembro de 2016, o crescimento no número de presos registrado em relação a janeiro do ano anterior foi de 17%.

Segundo a Secretaria da Justiça, a taxa de aprisionamento no Piauí, hoje, é de 135 (número de presos por cada 100 mil habitantes). Em janeiro de 2015, o índice de encarceramento no estado era de 110, ou seja, essa taxa tem crescido, observando o período pesquisado.

Número de pessoas em presídios pode dobrar nos próximos 10 anos

Com base nos dados de 2015 a 2017, o Núcleo de Estatísticas do Sistema prisional destaca que a taxa média de crescimento da população carcerária do Piauí é de 6,8% ao ano. Isso significa que, em 2027, a população carcerária no estado será de 8.110 presos.

Na análise do secretário de Estado da Justiça em exercício, Carlos Edilson Sousa, a taxa de aprisionamento e o índice de crescimento populacional carcerário, da forma como estão, atualmente, “requerem uma política de reversão do encarceramento massivo urgente”.

“Essa tendência ao aprisionamento, que afeta a maior parte dos países, é sentida, também, no Piauí. O que acreditamos é que o sistema de Justiça precisa propor medidas concretas e, sobretudo, eficazes para evitar que esse número continue a avançar”, frisa o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES