Pós-venda de automóveis atrai novos clientes na capital

O grande segredo do pós-venda, segundo especialistas em vendas, é transmitir à clientela a sensação de segurança

Todo cliente quer ser bem recebido, ter um vendedor que o ajude a tirar suas dúvidas e, que esteja disposto a dar todo o suporte sempre que necessário, até mesmo após a concretização da venda. Um atendimento de qualidade e profissionais preparados são apenas alguns dos passos para que bons negócios sejam realizados. Na relação comercial, o chamado pós-venda (a assistência para saber se a experiência está sendo agradável) também deve ser bem feito, assim como a pré-venda, já que isso pode atrair outras futuras negociações.

Mas, apesar de ter esta vantagem, poucas empresas do Piauí possuem este serviço. Lojas de aparelhos tecnológicos, móveis, eletrodomésticos e demais empresas, apenas oferecem, em alguns casos, a assistência técnica, mas ações como visitas, reuniões para o acompanhamento do trabalho ou ligações com o intuito de saber o grau de satisfação com o produto adquirido são sempre bem-vindas e bem-vistas pelos clientes que passam a se sentir cada vez mais valorizados.

As organizações devem ter a consciência de que todo o trabalho realizado em função do cliente contribui com o crescimento do negócio. Atos que beneficiam os compradores são capazes de gerar boas recomendações e isso pode resultar na atração de novos clientes e de novas vendas.

De acordo com Yran Alves, supervisor do setor de pós-venda da Canadá Veículos, tal serviço na concessionária é representado pela assistência aos clientes durante as revisões dos automóveis. ?Nós temos um serviço diferenciado e completo, onde fornecemos a oportunidades de atender os clientes com um acompanhamento com o serviço técnico da oficina. Assim como o cliente tem o contato direto para acompanhar os serviços, os técnicos também entram em contato com o cliente para saber as necessidades?, afirma.

Não é necessário um esforço muito grande para que o pós-venda dê bons resultados. É preciso apenas criar uma aproximação com o cliente para saber quais são as suas reais expectativas em relação à última compra. O grande segredo, segundo especialistas em vendas, é transmitir ao comprador a sensação de segurança, mostrando o quanto ele tem valor e que poderá contar com toda equipe e estrutura da empresa quando necessário. Yran Alves ressalta que as revisões nos veículos feitas de seis em seis meses, um ano e assim por diante, são benefícios que a concessionária concede durante toda a vida útil dos veículos. ?A primeira revisão é gratuita, e o cliente paga só pelas peças que são utilizadas. Após a primeira revisão, o consumidor paga pela mão de obra e pelas peças?, acrescentou.

O supervisor ainda enfatiza a importância das empresas possuírem o serviço pós-venda. ?Eu acho que as empresas devem vender pensando no pós-venda, é a forma como conquistamos mais ainda o cliente, porque quando ele compra um carro, por exemplo, ele compra um sonho, pra que esse sonho não vire pesadelo, precisa ter um atendimento de um pós-venda que traga benefícios tanto para ele, como para a empresa?.

Ele acrescenta que, hoje, o pós-venda de qualquer setor é importante tanto para atrair novos clientes, como para manter os clientes que já existem. Ela é uma ferramenta muito importante para qualquer empreendimento.

Aniversário do cliente faz parte do pós-venda

As empresas que não possuem pós-venda, de acordo com o gerente da unidade individual de mercado do Sebrae, Francisco Holanda, estão sujeitas à perda de clientes e, em consequência, o seu negócio não será bem-visto pelas pessoas. ?Com certeza, as empresas que fazem o pós-venda têm maior resultado em relação as que não fazem?, afirmou.

Para ele, no Piauí, apenas algumas concessionárias e poucas microempresas se preocupam com a continuidade das vendas. Durante a venda, todo empresário deve ter um cadastro bem atualizado com as informações do seu cliente, assim como devem ter uma boa equipe de vendedores que supere a expectativa dos clientes, para que ele se sinta bem especial. Ainda segundo o gerente, no pós-venda, a visão do empresário e do empreendedor deve buscar informações chaves (data de aniversário, endereço) para utilizar em favor tanto da empresa como do cliente.

?Ligando ou passando e-mail pra perguntar se o cliente está satisfeito com a loja e com o produto adquirido, ligando para o cliente no Dia das Mães, Pais, no seu aniversário, pode surpreender aquele cliente. Porque não tem nada melhor do que o cliente ser lembrado por uma empresa, isso fideliza a empresa e jamais aquele cliente vai trocá-la, porque vai se sentir considerado. É uma relação de amizade e negócio?.

Fonte: DJALMA BATISTA E FLÁVIA ARAÚJO