Preço alto para adquirir computador no Brasil

Preço alto para adquirir computador no Brasil

Preço é o principal obstáculo para a posse de computador e acesso à internet no Brasil

O preço ainda é a principal barreira para a posse de computador e acesso à internet no Brasil, segundo revela a 5ª edição da TIC Domicílios (Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil) realizada pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

De acordo com o estudo, entre os que não possuem um computador em casa, o alto custo é a razão apontada por 74%, sendo este percentual ainda maior nas regiões rurais do Brasil, 77%. Nos lares urbanos, o preço foi apontado por 73%.

Ainda conforme o estudo, mesmo nos domicílios com rendimentos mais elevados (acima de cinco salários mínimos), o preço do equipamento foi justificativa para mais de 40% das pessoas não terem um computador em casa.

Internet

De modo geral, em 2009, cerca de 36% dos lares brasileiros possuíam computador. No que diz respeito ao acesso à internet, no mesmo período, este atingia 27% dos domicílios.

Novamente, o custo do serviço foi apontado como o maior empecilho para o acesso rede, 48%. No meio urbano, este percentual foi de 50% e no rural, de 35%.

Neste último caso, a falta de disponibilidade na área foi a principal razão para a falta de acesso à internet no domicílio, apontada por 50% dos respondentes, contra 19% no meio urbano e 22% da média nacional.

Fonte: Yahoo