Prefeitura de Teresina trabalha para atrair empreendedores

A Prefeitura se preocupa em facilitar as investidas

A demora em liberação de licenças e os altos impostos têm forçado os empresários a procurarem outros mercados fora do país. Na contramão dessa história, em Teresina, a Prefeitura se preocupa em facilitar as investidas de novas empresas: leis foram criadas, especificamente, para conceder benefícios e incentivos fiscais a novos empreendimentos que vierem a se instalar no município.

Em matéria especial, na mesma edição, exemplos como a Itália mostram que nosso país não é o pior do mundo. Empresas italianas procuraram o Brasil para investir, e, apesar da demora, receberam resposta às suas propostas e se instalaram em três capitais, incluindo Teresina. Situação que em seu próprio país não aconteceu.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Teresina, Fábio Nery, embora a matéria fale da burocracia da legislação brasileira, o mesmo texto demonstra que, em se tratando da Prefeitura de Teresina, é seguro afirmar que a importância dos empreendedores é reconhecida e valorizada na capital.

“O texto da revista mostra que a empresa se instalou em Teresina, ou seja, deixa claro que aqui foram dadas as condições necessárias, não encontradas noutros lugares do Brasil e na Itália. Quando um empresário nos procura, nós o acolhemos da melhor forma possível, oferecendo facilidades para a instalação de sua empresa, de acordo com as leis. Aqui na SEMDEC temos uma gerência responsável em acompanhar os processos desses empreendimentos e agilizar junto aos outros órgãos a liberação de laudos, pareceres e alvarás. Nós argumentamos sobre o grau de importância desses investimentos para Teresina e assim conseguimos com maior rapidez as autorizações”, explicou Fábio Nery.

O secretário ressaltou que o resultado desse acompanhamento foi a geração de mais de 12.000 novos postos de trabalho em Teresina nos anos de 2014 e 2015.

“Mesmo com a crise que o Brasil atravessa, com a diminuição de empregos, Teresina se mantém em crescimento, gerando novos postos de trabalho, sobretudo para os jovens. Isso é fruto da modernização de nossas leis e do trabalho dos técnicos da Prefeitura de Teresina, no acompanhamento às demandas dos empresários e na identificação de novas oportunidades de negócios para a cidade”, encerrou Fábio Nery.


Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina