Prefeitura Municipal de Teresina discute ações para otimizar gastos

Debate aconteceu durante reunião do programa de aprimoramento

Técnicos da Prefeitura de Teresina e o prefeito Firmino Filho estiveram reunidos para discutir ações que possibilitem a otimização de gastos do poder público municipal para os próximos meses. As possibilidades foram debatidas durante reunião do programa de aprimoramento da gestão pública Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

Na reunião, os gestores de pacotes apresentaram ações que irão ajudar na melhoria dos gastos públicos sem comprometer a qualidade do serviço público. De acordo com levantamento preliminar e as negociações feitas com os gestores de cada secretaria, é possível otimizar R$ 20,1 milhões em despesas.

“Essa economia será escalonada, estimando o impacto do exercício deste ano.  Apresentamos ações para que os custos sejam otimizados de forma coerente sem afetar a qualidade do serviço público”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Washington Bonfim.

Com as metas e o plano definidos, o próximo passo é a preparação de instrumentos de controle e captura, elaboração do plano de ação e controle e monitoramento dos dados. “A reorganização dos gastos públicos é de extrema importância para o município de Teresina, principalmente por conta do cenário econômico nacional em que vivemos. Todo o trabalho está sendo feito dentro de um planejamento para que a população sai ganhando”, ressaltou.

No encontro, foi apresentada também a possibilidade de arrecadação própria da Prefeitura de Teresina. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Finanças, é possível haver um incremento de R$ 42 milhões na receita própria.

Para o prefeito Firmino Filho, agora é colocar em prática o que vem sendo discutido tanto em relação às receitas quanto em relação às despesas. “Estamos no caminho certo. Temos que colocar em prática para que a população de Teresina sai ganhando o quanto antes”, disse o gestor.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina