Presidente do BC, Henrique Meirelles, diz que economia brasileira está fora da crise

Presidente do BC, Henrique Meirelles, diz que economia brasileira está fora da crise

Fim de isenções fiscais é apropriado, diz presidente do BC.

A economia do Brasil está voltando ao normal e não precisa mais de tantos estímulos fiscais, disse neste sábado (30) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Meirelles afirmou à Reuters que o plano do governo de dar fim a cortes de impostos e isenções fiscais para combater a recessão na maior economia da América Latina é apropriado.

"Acho que é uma medida apropriada, a economia brasileira está agora fora da crise", disse ele na saída do Fórum Econômico Mundial, em Davos.

"Estamos caminhando rumo a uma situação vista como normal e acho que esse é um momento apropriado para retirar estímulos fiscais."

O Brasil deixou uma recessão de seis meses no ano passado antes de muitas economias desenvolvidas.

Meirelles disse que o Banco Central está avaliando se elevar o nível do compulsório de bancos é pertinente, medida que reduziria a quantidade de liquidez disponível.

O BC reduziu o nível do compulsório durante a crise, medida que deve expirar no final de março.

Outras opções na pauta são manter a exigência dos depósitos bancários em seu atual nível, levá-los ao patamar pré-crise ou mesmo elevar o compulsório futuramente, acrescentou Meirelles.

"Não há nenhum compromisso com um caminho ou outro: voltar ao nível anterior, mantê-lo no patamar atual ou aumentá-lo um pouco. Não há nenhum compromisso e nós analisaremos isso no devido tempo."

Fonte: g1, www.g1.com.br