Presidente do Fed sugere necessidade de novo pacote econômico nos Estados Unidos

É a primeira vez que Bernanke explicitamente endossa um segundo pacote de estímulo eco

O presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), Ben Bernanke, disse ao Congresso nesta segunda-feira (20) que um novo pacote de gastos governamentais pode ser necessário à medida em que a economia beira o que pode ser um período prolongado de baixo crescimento.

"Com a economia devendo ficar fraca por vários trimestres e com o risco de uma desaceleração prolongada, a deliberação de um pacote fiscal pelo Congresso nesta conjuntura parece apropriada", disse ele em comentários preparados para discurso no Comitê de Orçamento da Câmara dos Deputados.

 Mais um plano

É a primeira vez que Bernanke explicitamente endossa um segundo pacote de estímulo econômico, após a aprovação pelo Congresso, em setembro, de uma plano de US$ 700 bilhões para socorrer o setor bancário. Além disso, o governo gastou cerca de US$ 100 bilhões para estimular a economia durante o verão (do hemisfério Norte), mas o gasto do consumidor segue fraco.

Bernanke acrescentou que o pacote deveria considerar incluir medidas para melhorar o acesso ao crédito, mas não especificou a forma como isso poderia ocorrer.

Sinais encorajadores

Ele disse ainda que existem alguns sinais encorajadores de que as medidas tomadas até agora para descongelar os mercados de crédito estão ajudando, mas que ainda é cedo para medir o impacto total.

"A estabilidade dos mercados financeiros, vista como um primeiro passo essencial, não irá eliminar rapidamente os desafios que a economia geral ainda enfrenta."

Fonte: g1, www.g1.com.br