Prévia do PIB tem maior alta em seis meses por indústria e varejo

O avanço em outubro é resultado de dados positivos tanto da indústria quanto de vendas no varejo no mês

Prévia do PIB tem maior alta | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atividade econômica brasileira iniciou o quarto trimestre com recuperação mais forte do que o esperado, com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas), registrando alta de 0,77% em outubro sobre setembro, segundo dados dessazonalizados divulgados nesta sexta-feira. O avanço em outubro é resultado de dados positivos tanto da indústria quanto de vendas no varejo no mês, ainda que não sejam fortes o suficiente para imprimir uma recuperação econômica mais robusta.

Esse foi o maior crescimento desde abril deste ano, quando a expansão, na comparação com março, ficou em 1,38%, de acordo com os dados revisados. Em setembro, comparado com o mês anterior, havia ficado praticamente estável. O crescimento ficou em 0,01%.

O indicador mostrou forte aceleração ante a variação positiva mensal de 0,01% em setembro, em dado revisado após a divulgação anterior de variação negativa de 0,01%. O resultado foi melhor até do que a projeção mais alta em pesquisa da Reuters, cuja mediana de 20 projeções apontava expansão mensal de 0,50% em outubro, variando de queda de 0,30% a alta de 0,70%.

Na comparação com outubro de 2012, o IBC-Br avançou 2,82% e acumula alta de 2,59% em 12 meses, ainda segundo dados dessazonalizados do BC. A produção industrial surpreendeu em outubro ao crescer 0,6% sobre o mês anterior, mantendo-se pelo terceiro mês seguido em território positivo. Já as vendas varejistas cresceram 0,2%, marcando o oitavo mês de alta, porém voltaram a mostrar desaceleração.

A expectativa é que a economia melhore no quarto trimestre depois de ter encolhido 0,5% entre julho e setembro quando comparado com os três meses anteriores, no pior desempenho desde o primeiro trimestre de 2009.

Pesquisa Focus do BC mostra que a expectativa do mercado para a expansão do PIB neste ano é de 2,35%, dado revisado para baixo após a divulgação do número do terceiro trimestre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES