Produção de cajuína vai aumentar em 10 milhões de garrafas em 2014

Produção de cajuína vai aumentar em 10 milhões de garrafas em 2014

Produção de cajuína vai aumentar em 10 milhões de garrafas em 2014

Este ano o Piauí deve produzir 10 milhões de garrafas de cajuína, a estimativa é da Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (CAJUESPI), que prevê a melhora da safra de caju para 2014, depois de três anos consecutivos de baixas. O Festival da Cajuína deve levantar as vendas para esta temporada.

De acordo com o presidente da CAJUESPI, Lenildo Lima, os produtores estão animados com a produção de cajuína para este ano, pois sentiram uma melhora na safra de caju no final da temporada passada.

“Os nossos produtores investiram este ano, compraram máquinas e equipamentos, tudo para aumentar a produção e melhorar a qualidade da cajuína. 

Ano passado a nossa Cooperativa produziu apenas 900 mil garrafas de cajuína, este ano esperamos 1,5 milhão de garrafas. Para todo o Piauí esta meta é de 10 milhões”, revela.

Atualmente a CAJUESPI possui cerca de 3 mil produtores no Piauí, em produção familiar e coletiva, mas apenas 800 devem participar da segunda edição do Festival da Cajuína em Teresina. “No Festival terão 47 estandes com os nossos produtores e já estamos em contato com vários municípios, que vão trazer caravanas para Teresina.

Precisamos colocar a cajuína em evidência. Nós teremos palestras, exposição de equipamentos, oficinas”, explica Lenildo A segunda edição do Festival da Cajuína acontece nos dias 14 a 16 de agosto no Parque Potycabana. O evento faz parte da programação dos 162 anos e deve reunir cerca de 30 mil pessoas.

Fonte: Rhauan Macedo