Produtores do Ceará ficam animados com produção de goiabas

Em Juazeiro do Norte, os produtores estão satisfeitos com a colheita. Com utilização do manejo adequado, cultura gera lucros o ano todo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A goiaba ganha espaço na agricultura familiar do Cariri, no sul do Ceará. A produção está crescendo e o preço tem sido recompensador.


José Soares Simões tem 10 hectares no sítio Catolé, zona rural de Juazeiro do Norte, sul do Ceará. Ele e a família produzem a variedade de goiaba paluma há dois anos. José começou o cultivo com apenas 300 mudas e não parou mais.

O agricultor ainda cultiva laranja e alguns tipos de hortaliças, mas a goiaba é o produto mais rentável. “A goiaba tem mercado garantido e eu estou satisfeito com a produção”, diz.

José tem planos de aumentar a produção, mais 400 mudas já foram plantadas e outras áreas estão sendo preparadas para o cultivo. A colheita gera lucros durante o ano todo com a utilização da técnica e o manejo adequados.

“Cada produtor está tirando da lavoura em torno de 100 caixas por semana e cada uma delas é vendida por R$ 50”, conta Aluísio Ribeiro, técnico agropecuário.

O preço da caixa com 30 quilos de goiaba aumentou 25% em relação ao ano passado e segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), cerca de 30 famílias vivem da cultura no município. A boa colheita desse ano tem garantido a renda de todos.

O preço se mantém favorável e estimula os produtores da agricultura familiar. A fruta é comercializada entre as feiras e cooperativas. “O clima aqui é o mesmo no verão e no inverno, nós temos água no subsolo e terra de boa qualidade, então tudo o que se planta, dá”, explica Francisco de Assis, presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Cariri.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES