Produtores dos Platôs de Guadalupe firmam parceria com grande rede de varejo

Produtores dos Platôs de Guadalupe firmam parceria com grande rede de varejo

O doce sabor da goiaba do sul do Piauí chegará a várias cidades do Estado nos próximos meses. A Associação Central dos Irrigantes do Perímetro Irrigado dos Platôs de Guadalupe, Acipe, fechou parceria com uma grande rede de supermercados, que possui 46 lojas espalhadas pela capital e pelo interior piauiense. “Essa parceria é fruto de uma rodada de negócios promovida pelo Sebrae com o intuito de aproximar os produtores de frutas dos Platôs de Guadalupe dos grandes varejistas locais. Além da goiaba, a banana produzida naquele perímetro irrigado também deverá chegar às prateleiras das lojas dessa grande rede”, afirma o gerente de Atendimento Individual e Mercado do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

Ainda segundo Holanda, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, vem realizando um trabalho contínuo junto aos produtores dos Platôs. “Fizemos um diagnóstico em que foi constatada que a grande dificuldade ainda é o escoamento da produção. Incentivamos a criação de uma central de comercialização para alavancar a comercialização das frutas e agora estamos obtendo os primeiros resultados”, acrescenta. Atualmente, os Platôs de Guadalupe produzem 150 toneladas de goiaba por mês, sem contar com as outras culturas como banana, maracujá, coco e melancia. Boa parte dessa produção é comercializada para atravessadores.

Ao criar a Central, os produtores vislumbram vender direto para as grandes indústrias e varejistas. Essa parceria surgida durante a rodada de negócios promovida pelo Sebrae é o primeiro grande passo para a concretização dessa estratégia de venda direta. “O que queremos é entrar nas indústrias e lojas de varejo sem precisar passar por um atacadista. Com isso, as frutas chegarão mais frescas e saborosas e com preço mais acessível para o consumidor final. É uma forma de incentivar o consumo da goiaba, alavancando não só essa cultura, mas toda a cadeia produtiva de frutas”, afirma o produtor Márcio Polla.

Inicialmente, serão comercializadas para essa grande rede 16 toneladas de goiaba e posteriormente será definido o volume de compras de banana. Das 46 lojas do grupo, apenas seis vendem goiaba, vinda de Petrolina (PE), o que representa um volume de 700 quilos/mês. Com a nova parceria comercial, o produto será disponibilizado em todos os pontos de venda da rede, fazendo parte do encarte comercial do grupo. “O gerente de operações dessa rede varejista elogiou a iniciativa do Sebrae de buscar aproximar os pequenos produtores dos grandes grupos, demonstrando interesse em selar novos acordos comerciais, valorizando o produto do Piauí”, destaca Francisco Holanda.

O Sebrae no Piauí desenvolverá outras ações de mercado junto aos produtores dos Platôs de Guadalupe, de maneira a consolidar o trabalho da Central de Comercialização da Acip, alavancando também o escoamento de toda a produção daqueles perímetros irrigados.

Siga o Meionorte.com no Facebook

Fonte: Ascom