Projeto de lei obrigará pais a comparecerem às reuniões escolares

Para o deputado, o índice de ausência dos pais é preocupante

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual Francis Lopes do PRP, participou do Programa Fogo Cruzado, apresentado por Gilvan Barbosa na FM Jornal Meio Norte na tarde desta terça-feira(23) e falou sobre o projeto de lei que penaliza pais ou responsáveis que não compareceram às escolas de seus filhos ou assistidos. De acordo com Francis Lopes , apenas 10% dos pais comparecem às reuniões escolares. Se for aprovada, ficam instituídas penalidades aos pais ou responsáveis legais que não compareçam às reuniões entre pais e mestres.

As referidas reuniões serão comunicadas por escrito sendo expedidas por documento que comprove a ciência inequívoca dos país ou responsáveis legais, devendo observar a antecedência mínima de comunicação em cinco dias da realização. Sendo que cada escola estadual manterá o registro de comparecimento mensalmente atestado pelo diretor. Uma multa será direcionada aos pais com arrecadação posteriormente regulamentada pelo Poder Executivo Estadual.

Caso seja aprovada, a Lei entrará em vigor no dia 01 de janeiro do ano subsequente a publicação. O deputado externou a sua preocupação:  "Nossa preocupação é atrair cada vez mais os pais para participarem do convívio escolar dos seus filhos e que esse ambiente se torne uma extensão do lar. Uma pesquisa mostrou que 70% dos filhos que possuem pais ausentes, ficam mais vulneráveis ao mundo das drogas e do crime. Os pais estão jogando só para a escola, a responsabilidade de educar os filhos", disse Lopes.

Segundo ele, antes de elaborar a lei, visitou cerca de 50 escolas na capital e no interior do Piauí, incluindo, escolas públicas municipais, estaduais e escolas particulares.  " Visitei algumas escolas e fiquei sabendo através de diretores e professores que em média, de cada 200 pais apenas cerca de 20 vão às reuniões e isso é preocupante", finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES