60% dos clientes mudariam de banco por juro menor, diz estudo

Entre os entrevistados, 53% afirmam que bancos públicos têm taxa menor. 71,7% disseram que são mal atendidos quando vão às agências.

Os consumidores estão dispostos a trocar de banco se o concorrente propuser taxas menores. De acordo com pesquisa do Data Popular, divulgada nesta segunda-feira (10), o percentual de correnstistas interessados em mudar de instituição financeira diante de condições melhores chega a 58,7%. Entre os entrevistados, 53% acreditam que as instituições públicas oferecem a menor taxa de juros.

Ao tomar conhecimento de taxas de juros mais baixas na concorrência, a maioria dos correntistas brasileiros se diz disposta a migrar seus empréstimos e contas. A portabilidade, no entanto, ainda é desconhecida por grande parte deles?, afirma Renato Meirelles, sócio diretor do Data Popular, em nota.

Quanto ao atendimento, 71,7% dos entrevistados disseram que são mal atendidos quando vão ao banco. Independentemente de ser cliente de bancos públicos ou privados, mais da metade dos entrevistados se sente prejudicada pela sua instituição bancária.

Somente 5,9% dos entrevistados acha fácil utilizar o caixa eletrônico. A grande maioria ainda tem dificuldade na hora de realizar saques e outras operações por meio das máquinas de auto atendimento.

?A diversidade de informações requisitadas pelos bancos no auto atendimento, além dos recursos

gráficos apresentados nas telas das máquinas eletrônicas, provoca uma percepção ruim aos correntista. Quase nove em dez afirma ser o caixa eletrônico de difícil utilização?, afirma Meirelles.

Fonte: G1