Quase 9 milhões deixaram lista de inadimplentes até abril, diz Serasa

Nº de consumidores que quitaram dívidas cresceu 6,4% no quadrimestre

Nos primeiros quatro meses deste ano, 8,9 milhões de pessoas conseguiram deixar a lista de inadimplentes depois de procurar os credores e quitar todas as dívidas em atraso, de acordo com pesquisa divulgada na última sexta-feira (17) pela Serasa Experian. O número representa um crescimento de 6,4% em relação a igual período do ano passado ? e é o maior já registrado desde 2006, quando teve início a medição.

No mesmo período, também houve queda no número de consumidores que se tornaram inadimplentes ? um recuou de 2,1%, com 11,2 milhões de CPFs sendo negativados. Em igual período do ano passado, foram registrados 11,5 milhões.

Segundo os economistas da Serasa Experian, trata-se de ?uma ótima notícia?, pois desde 2010 o Brasil não registrava crescimento na saída de inadimplentes da base em conjunto com queda na entrada de pessoas na lista.

Para os economistas da empresa, os principais motivos para o aumento de consumidores que regularizaram pendências são a expansão das renegociações de dívidas (incluindo pela internet), os juros reduzidos, o desemprego baixo, a evolução da renda, além do menor ritmo de crescimento do endividamento no ano passado, com decréscimo gradual do comprometimento da renda com prestações.

Fonte: G1