Receita Federal informa que 2010 será o último ano de entrega via formulário

Receita Federal informa que 2010 será o último ano de entrega via formulário

No ano passado, mais de 25 milhões de contribuintes declararam IR

 O coordenador de Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, informou nesta quarta-feira (10) que 2010 será o último ano no qual o órgão permitirá a entrega da declaração do IR por meio de formulários impressos.

No ano passado, de um total de 25,5 milhões de declarações, cerca de 127 mil documentos foram entregues por meio de formulários impressos, ou menos de 1% do total. "Não tem mais formulário a partir de 2011. Este será o último ano do formulário. Recebemos muitas declarações ilegíveis, e, muitas vezes, de contribuintes que não precisam sequer declarar", informou Adir.

Além do formulário impresso, a Receita também disponibilizará, neste ano, outras formas de declarar Imposto de Renda. São elas: por meio da utilização do programa do IR, que envia o documento pela internet, ou mediante a apresentação de disquetes em agências bancárias.

Restrições

Nos últimos anos, a Receita já vinha buscando restringir o uso dos formulários.Em 2009, por exemplo, houve uma série de impedimentos ao uso dos formulários, como quem teve mais de R$ 100 mil em rendimentos, ou quem recebeu rendimentos de pessoas físicas ou do exterior, entre outros.

Neste ano, os formulários poderão ser entregues somente nas agências e nas lojas franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), durante o seu horário de expediente, ao custo de R$ 5.

Fonte: g1, www.g1.com.br