Receita libera ainda hoje consulta ao último lote do ano

A expectativa é de que mais de 2 milhões de restituições estejam neste lote

 A Receita Federal libera ainda hoje, segunda-feira, a consulta ao último lote regular do imposto de renda. A expectativa é de que mais de 2 milhões de restituições estejam neste lote, para cumprir a meta da Receita de deixar na malha fina apenas as declarações que exijam correções ou comprovações.

A assessoria não confirma essa informação, diz apenas que é preciso aguardar a nota oficial. O dinheiro será creditado na conta indicada pelo contribuinte no dia 15. Quem não receber é porque ficou mesmo na malha fina. Deve aguardar notificação, que pode demorar até cinco anos o retificar a declaração, se souber qual é o problema. Em muitos casos, a declaração fica na malha por problema causado por terceiros.

Por exemplo, a empresa informou ao contribuinte pagamento de valor diferente do informado à Receita. Outra divergência comum é a do valor de venda de um imóvel. Quem recebeu indenização trabalhista também está sujeito a ter a declaração retida, porque informa o valor tributável já descontado o que foi pago ao advogado, enquanto a fonte pagadora informa o valor total, sem esse desconto.

Fonte: Terra, www.terra.com.br