Receita recebeu 153 mil declarações no 1º dia de entrega

Entrega na manhã de hoje foi prejudicada devido a uma falha no sistema em SP

Nesta terça-feira (1º), 153.974 contribuintes conseguiram enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. Foi o primeiro dia da entrega, que pode ser feita até 29 de abril.

De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, o primeiro foi normal e dentro das previsões. No ano passado foram registrados 124.620 envios de declaração no primeiro dia.

Hoje pela manhã a Receita não recebeu nenhuma declaração devido a problemas técnicos no Serpro (Sistema Federal de Processamento de Dados) de São Paulo, que informou que a situação deve se normalizar por volta de meio-dia.

Segundo Joaquim Adir, a internet está funcionando normalmente, permitindo o download dos programas, e apenas a transmissão foi afetada nesse período.

- Quem já havia enviado a declaração ontem não precisa se preocupar. Os dados estão preservados.

Ontem, Adir disse que houve lentidão para fazer o download do programa de entrega da declaração, mas que isso é normal no primeiro dia. O programa está disponível no site da Receita Federal desde ontem às 8h.

Neste ano não há mais a opção de usar o formulário de papel.

A Receita estima receber este ano 24 milhões de declarações, praticamente o mesmo volume de 2010 e 2009. Isso reflete as mudanças implementadas pelo Fisco, como a desoneração dos contribuintes que tinham patrimônio entre R$ 80 mil e R$ 300 mil e o fim da obrigatoriedade para quem preenchia o formulário apenas por ter sido sócio de empresa.

Fonte: R7, www.r7.com