Receita registra grande demanda por declaração retificadora online

Contribuinte não precisa mais baixar programa para retificar IR

 A Receita Federal informou nesta sexta-feira (9) que está sendo registrada "grande demanda" pela declaração retificadora online do Imposto de Renda Pessoa Física. Segundo o órgão, a média diária de geração de códigos de acesso passou de 16,4 mil em setembro para 32,6 mil em outubro deste ano.

Nesta semana, o órgão confirmou que, após um período de testes, a declaração retificadora online do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já está disponível para os contribuintes. Com a novidade, as pessoas não precisam mais baixar o programa do IR e nem o Receitanet (de envio do documento) para retificar as declarações. Basta fazer as alterações na própria página da Receita Federal.

Segundo informou ao G1 nesta semana a coordenadora-geral de Atendimento e Educação Fiscal do órgão, Maria Helena Cotta Cardozo, ao efetuar sua retificação online da declaração de Imposto de Renda, o contribuinte tem seu nome retirado da malha fina do Fisco no dia seguinte ao procedimento. "Não tem que baixar programa nenhum. É só pegar o extrato e os dados que já estão gravados lá. Já indicamos onde deve ser feita a retificação", disse na ocasião, explicando que o procedimento é mais fácil do que o envio de uma declaração retificadora tradicional. Ela informou que a retificação online só vale para o IR 2009 e 2008 e para quem fez a declaração completa.

Fonte: g1, www.g1.com.br