Redução do IPI: Mercado permanece na crescente; veja

A redução do IPI será por três meses, estendendo-se até o final de setembro.

Mercado permanece na crescente com a prorrogação da redução do IPI. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último dia 30 de junho, consumidores e lojistas comemoraram mais uma vez a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os eletrodomésticos da linha branca. Nesta categoria de produtos estão incluídos os modelos de geladeiras, fogões, máquinas de lavar roupas e tanquinhos.

Agora os descontos valem por mais dois meses, entendendo-se até o fim de agosto. Além disso, o governo prorrogou ainda descontos para móveis, laminados e luminárias, só que, neste caso, a redução do IPI será por três meses, estendendo-se até o final de setembro.

Em alguns casos, o imposto foi reduzido para 0%, a exemplo dos fogões e tanquinhos. A redução do IPI estava prevista para encerrar em junho, mas atendendo ao pedido de prorrogação feito pela indústria, o governo decidiu prorrogar os descontos para a taxa e assim tentar aquecer a economia e enfrentar a crise econômica global.

A redução já havia sido usada para aquecer a indústria e o comércio ao estimular o consumo com preços mais atrativos, contudo o governo havia cortado o incentivo em dezembro de 2011. A medida tinha validade de três meses e era para ter acabado em março, mas foi renovada por mais três meses.

O novo prazo era 30 de junho. Agora foi feita outra prorrogação. Sendo que em março o governo também incluiu os setores de móveis, laminados e luminárias na isenção de imposto.

Esta já é a segunda medida do governo neste período para tentar estimular o consumo e não deixar a economia desaquecer. A outra medida, além da prorrogação da redução do IPI da linha branca, foi o lançamento de um pacote de estímulos à indústria nacional no valor de R$ 8,4 bilhões, a serem injetados a partir deste segundo semestre. Também houve corte nos juros de longo prazo para baratear investimentos das empresas.

Desde dezembro do ano passado, a alíquota sobre os fogões, que pagavam 4% de IPI, está zerada. A alíquota sobre tanquinhos, que era 10%, também caiu para zero. O imposto foi reduzido de 15% para 5% para as geladeiras e de 20% para 10% para as máquinas de lavar.

Fato este que tem estimulado muitos consumidores a aproveitar os descontos para trocar eletrodomésticos antigos por objetos mais modernos. A procura nas lojas em Teresina para estes itens se mantém aquecida e as promoções e formas facilitadas de pagamento são utilizadas pelas lojas para conquistar o coração e o bolso do consumidor.

Entretanto, os especialistas aconselham que, se possível, as pessoas optem pela compra desses eletrodomésticos à vista, evitando os parcelamentos a perder de vista, os juros reais ou embutidos e um endividamento desnecessário a longo prazo.

?Já que, as parcelas vão se acumulando, caso não haja uma educação financeira adequada e isso pode vir a comprometer de forma significativa o orçamento familiar?, destaca o educador financeiro Reinaldo Domingos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES