Renault vai investir R$ 500 milhões para fazer dois novos carros na fábrica de São José dos Pinhais

Estes reforços fazem parte da estratégia da aliança Renault-Nissan de alcançar 13% de participação no mercado brasileiro até 2016

Carlos Ghosn, presidente-executivo da Renault-Nissan | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Renault vai investir R$ 500 milhões, de 2014 a 2019, para montar novos modelos na fábrica de São José dos Pinhais e um centro de logística em Quatro Barras, cidades da região metropolitana de Curitiba (PR). O anúncio foi feito pelo brasileiro Carlos Ghosn, chefão mundial do Aliança Renault-Nissan, nesta quinta-feira (17). Antes, na terça (15), o CEO esteve na inauguração da fábrica da Nissan, em Resende (RJ), de onde sairá o New March.

Estes reforços fazem parte da estratégia da aliança Renault-Nissan de alcançar 13% de participação no mercado brasileiro até 2016. A meta da Renault é alcançar 8%, enquanto a Nissan quer totalizar 5%.

Este anúncio de que a fábrica paranaense da Renault será a responsável pela produção dos dois novos veículos confirma a informação adiantada pela coluna Carros de que a marca francesa planeja um futuro com gama atualizada, com cerca de dez novos modelos, entre os quais um hatch e um crossover/SUV urbano compactos. Clio IV (o hatch) e o aventureiro Captur (SUV urbano) são candidatos que já foram flagrados recentemente pelo país.

Além deles, é certa a chegada -- e para breve -- da nova geração do Sandero, nos mesmos moldes do novo Logan, lançado em 2013. O próprio Captur deve chegar logo, inicialmente em regime de importação.

FUTURO EM GRUPO

Além do novo Sandero, Captur e Clio IV, é possível vislumbrar que o futuro da aliança no Brasil formado por carros de volume, como o compacto New March, os sedãs Logan e Versa, o SUV Duster com renovação de meio de vida em mais um ano ou dois (além da possibilidade do crossover Juke) e, possivelmente, o monovolume Note. Segmentos de menor volume e/ou margem de lucro continuariam sendo importados -- Clio (carro de entrada), novo Fluence e Sentra (sedãs médios), Altima (sedã executivo) e Mégane R.S (esportivo), já testado por Carros e que desembarca no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro.

A nova fábrica da Nissan, inaugurada nesta semana em Resende (RJ), terá em 2016 capacidade para produzir 200 mil carros/ano; a fábrica da Renault de São José dos Pinhais (PR), utilizada pelas duas marcas, pode entregar 380 mil carros/ano. No total, são 580 mil carros a partir de 2016, número 84% maior que as vendas somadas de Renault e Nissan (236.337 e 77.830 unidades; total de 314.167) em 2013.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES