Rendimento do FGTS será o menor da história

Considerando a inclusão dos juros, os trabalhadores tiveram prejuízo em, no mínimo, sete dos últimos dez anos

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) terá, em 2009, o menor rendimento desde sua criação, em 1966. Em razão da queda da taxa básica de juros, o governo teve de reduzir a TR (Taxa Referencial), que faz a correção das contas do FGTS e das cadernetas de poupança. O recorde indica que o poder de compra do valor depositado no FGTS vem diminuindo.

Neste ano, a correção total do fundo (incluindo a TR mais juros) será de 3,90% --reajuste abaixo dos 4,27% que o mercado projeta para a taxa de inflação. Arte Há polêmica na forma de calcular o rendimento do FGTS: enquanto o governo defende a inclusão dos juros de 3% ao ano, outros cálculos computam apenas a TR.

Considerando a inclusão dos juros, os trabalhadores tiveram prejuízo em, no mínimo, sete dos últimos dez anos. O Senado tem um projeto de lei prevendo mudanças na forma de correção. Segundo Mario Avelino, presidente da ONG Instituto FGTS Fácil, o uso da TR já resulta em prejuízo acumulado de R$ 53,48 bilhões para todos os trabalhadores que têm conta no FGTS.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br