Resultado da subconcessão da Agespisa sai em novembro

O resultado deve ser divulgado até o mês de novembro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em etapa de Análise de Propostas Técnicas, o processo para subconcessão dos serviços da Agespisa em Teresina segue o cronograma e o resultado deve ser divulgado até o mês de novembro. A Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) analisará os recursos e contrarrazões da licitação apresentado pelas três empresas participantes. Uma avaliação detalhada será feita e cada licitante será pontuada nos quesitos nota e defesa para que possam seguir para a segunda etapa: a Proposta Comercial.

Segundo a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, a avaliação das propostas técnicas é objetiva. “Na elaboração do edital, tivemos o cuidado de criar um mecanismo de apreciação dos documentos relacionados à proposta técnica de forma objetiva. Portanto, ou a empresa possui atestado ou não possui, ou atende ou não aos requisitos exigidos. E para analisar isso, ainda há a pontuação”, explica Viviane, acrescentado que todo o trâmite segue o cronograma estabelecido.

A Função da Comissão Especial de Licitação (CEL), vinculada à Suparc, vai pontuar as empresas de acordo com os documentos apresentados. "Na avaliação preliminar, algumas empresas não cumprem com as regras do edital e perdem pontos. O atestado de perdas, por exemplo, que comprova a eficiência da empresa, não foi entregue por uma das licitantes e é quesito obrigatório. No entanto, as concorrentes têm o direito de recorrer da decisão e nós o dever de avaliar”, atenta a superintendente.

O procedimento de inversão de fases é típico de concessões de serviços públicos e não abre possibilidade para recursos nas fases de avaliação das notas técnicas. "Orientamos a Comissão de Licitação a abrir essa oportunidade para que recorressem, já que as três empresas quiseram questionar a pontuação uma das outras, então abrimos exatamente para deixar garantido, na medida da legalidade, a competitividade do processo”, ressalta Viviane Moura.

Na primeira etapa, é feita a análise de toda a documentação das empresas, que irão comprovar o cumprimento das exigências técnicas. Após a avaliação de recursos e contrarrazões, as empresas passam para a etapa de Proposta Comercial, que tem como ponto de partida a análise do valor mínimo que as empresas podem disponibilizar para a contribuição para o setor de saneamento básico no interior do estado.

Além de investimentos na ordem R$ 1,7 bilhão para a universalização do sistema, a empresa vencedora terá que destinar uma espécie de outorga ao Estado no valor de R$ 86 milhões. “A licitante que ficará responsável por administrar os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário por 31 anos precisa ser técnico e financeiramente capaz. O Estado não quer apenas a empresa que tem dinheiro, mas a que tem condições de efetivamente cumprir as regras de universalização, continuidade do serviço, que possa garantir o abastecimento das casas, reduzir perdas, executar as obras, dentre outros”, esclarece Moura.

O processo de subconcessão dos serviços da Agespisa visa melhorar o sistema de abastecimento na capital e fomentar o desenvolvimento desse no interior do estado. Com o encerramento das duas etapas, as empresas concorrentes são novamente avaliadas e classificadas. Se a licitante que ficou em primeiro lugar estiver apta, se torna a vencedora. O resultado do processo será divulgado até o final do mês de novembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES