Rússia suspende importação de carnes brasileiras em junho

Rússia suspende importação de carnes brasileiras em junho

Plantas estão localizadas nos Estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná;

A Rússia suspenderá as importações de carnes e outros produtos de proteína animal de 89 processadoras de carnes em três Estados brasileiros a partir de 15 de junho por não atenderem ao padrão do país, disse nesta quinta-feira Alexei Alexeyenko, porta-voz do órgão para segurança alimentar, Rosselkhoznadzor, segundo a agência de notícias russa Interfax.

Carnes de 23 unidades do Estado de Mato Grosso, 16 delas produtoras de carne bovina; de 27 do Rio Grande do Sul, das quais 10 produzem carne de frango; e de 39 no Paraná, das quais 16 de carne de frango e 11 de carne suína.

Antes do embargo, o Brasil contava com 236 fazendas elegíveis para exportar para a Rússia.

"Essencialmente, o embargo é um voto de não-confiança nos serviços veterinários destes Estados, que não foram capazes de introduzir um sistema para atender os requerimentos da União Alfandegária", disse Alexeyenko de acordo com a agência.

Em 2010, o produto brasileiro respondeu por 35 por cento, ou 215 mil toneladas, das importações de carne suína da Rússia; 45 por cento, ou 269 mil toneladas de carne bovina; e 19 por cento, ou 121 mil toneladas, das de carne de frango.

Fonte: IG