Saiba como se livrar das dívidas para começar 2013 no azul; dicas

O cenário do país é promissor: baixo índice de desemprego e ganhos salariais acima da inflação

O número de brasileiros com a corda no pescoço cresceu ? 16% entre novembro de 2011 e mesmo mês do ano passado ?, mas ainda dá para enfrentar 2013 com as contas no azul. Para começar, o trabalhador pode colocar na ponta do lápis as despesas mensais, listando dívidas a pagar e supérfluos a cortar. Para ajudá-lo, elaboramos uma planilha de gastos. Assim, fica mais fácil saber onde exatamento a família vem extrapolando o orçamento.

O cenário do país é promissor: baixo índice de desemprego e ganhos salariais acima da inflação. Mas, dentro de casa, não é fácil ajustar as finanças. Para o educador financeiro Reinaldo Domingos (autor de "Livre-se das dívidas"), o primeiro passo é identificar o real motivo do descontrole financeiro:

? Coloque no papel todas as receitas e despesas mensais para verificar onde existem excessos. Procure eliminá-los, de forma que o dinheiro seja poupado para quitar dívidas e realizar desejos.

Ele também aconselha que toda a família esteja empenhada no corte de despesas. E diz que o dinheiro econo$com a redução da conta de celular de um filho, por exemplo, pode ser usado num futuro intercâmbio ou num curso superior.

? Reúna a família, inclusive as crianças e os adolescentes, para falar dos objetivos para o ano que se inicia. Em seguida, tracem metas e estratégias juntos ? orienta.

Janser Rojo, da QI Financeiro Consultoria, diz que quem tem dívidas deve separá-las.

? Liste os débitos com juros maiores, como cheque especial ou cartão. Acabe com eles e fique somente com aqueles que têm parcelas fixas e sem saldo atrasado.

Segundo o site Investmania, para evitar a compra de supérfluos, a dica é deixar os cartões de crédito e talões de cheques em casa.


Saiba como se livrar das dívidas para começar 2013 no azul

Fonte: Extra