Pesquisa diz que salário dos brasileiros crescerá 7,5% no ano de 2013

A porcentagem é menor que a verificada neste ano (8%) e está abaixo da média na América

O salário médio dos brasileiros crescerá 7,5% em 2013, segundo pesquisa com empresas feita pela ECA International. A porcentagem é menor que a verificada neste ano (8%) e está abaixo da média na América, que terá acréscimo de 12% - valor puxado por Venezuela e Argentina, com 28% e 23%, respectivamente.

No entanto, o índice geral não inclui o impacto da inflação. Em termos reais, os rendimentos no Brasil devem subir 2,6%, considerando uma inflação de 4,9% em 2012. "Isso ainda é significativamente mais positivo do que a dois anos atrás quando foram observadas quedas em termos reais", afirmou em nota Lauren Smith, gerente geral da ECA International New York.

Na Venezuela todo o aumento será consumido pela inflação, estimada em 28,9% para 2013. Enquanto isso, americanos e canadenses devem esperar aumento médio de 3%, mesmo valor deste ano, segundo o estudo, que se baseia em dados de 322 multinacionais em 65 países.

No mundo em geral, as projeções indicam alta de cerca de 5,5%. "Se a inflação em 2013 for de 3,7% (conforme o previsto), os aumentos salariais reais serão de 1.9% em média - o mesmo que este ano", diz a pesquisa. Os salários na Europa Ocidental aumentarão cerca de 2,8%.

Fonte: Terra