Selic deve subir 0,25p.p e PIB fechará o ano com média entre 2,5 a 2,9%

Selic deve subir 0,25p.p e PIB fechará o ano com média entre 2,5 a 2,9%

Brasil deve fechar o ano com o PIB entre 2,5% e 2,9%, um resultado aquém das expectativas e abaixo de todos os outros países emergentes

A taxa básica de juros (Selic) deve subir 0,25p.p nesta quarta-feira (29). ?O governo continua preocupado com a alta da inflação e, por isso, deve subir 0,25p.p e não 0,5 p.p. Esses valores, no entanto, não são eficientes para incentivar o investimento no país e conter a inflação?, explica o professor da Escola de Economia da FGV-SP, Samy Dana.

Em relação ao desempenho do PIB, que subiu 0,6% na comparação com o quarto trimestre do ano passado, com ajuste sazonal, segundo dados divulgados pelo IBGE, Dana acredita que o país continuará com o crescimento abaixo do esperado. ?O Brasil deve fechar o ano com o PIB entre 2,5% e 2,9%, um resultado aquém das expectativas e abaixo de todos os outros países emergentes. Os preparativos para a Copa e Olimpíadas não impulsionaram a economia brasileira, o que é preocupante. É preciso fazer uma reforma tributária, diminuir gastos públicos e investir em educação?, avalia o economista.

Para quem pretende investir, Dana recomenda os títulos do Tesouro indexados à inflação (NTN-Bs). ?Em épocas de juros baixos, essa modalidade garante um juro real positivo. Outra dica é investir em bancos renomados que oferecem mais que 95% do CDI?, completa Dana.

Fonte: Marcilany Rodrigues