Selic será anunciada na quarta-feira pelo Banco Central

Copom começa nesta terça a decidir nova taxa de juros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inicia nesta terça-feira (9) a terceira reunião do ano para decidir a nova Selic, a taxa básica de juros da economia. A decisão será anunciada nesta quarta, ao final do segundo dia de reunião.

Segundo analistas de mercado consultados em pesquisa do Banco Central, o chamado Relatório Focus, a expectativa é que o Copom decida pelo quarto corte consecutivo da Selic, atualmente de 10,25% ao ano. A aposta majoritária é de que o comitê reduza a taxa em 0,75 ponto.

Na reunião de abril, o BC reduziu a Selic em um ponto, ritmo menor do que havia adotado no encontro de março.

O que é

O Copom foi criado há mais de dez anos, em 20 de junho de 1996. A idéia foi inspirada na experiência do banco central dos EUA, o Federal Reserve (Fed). Antes, o BC aumentava ou reduzia a taxa de juros sem comunicar diretamente o mercado.

Com a mudança, segundo o BC, o processo se tornou mais transparente, o que melhorou a comunicação com o mercado financeiro. Atualmente, vários países seguem esse modelo.

As reuniões do Copom dividem-se em dois dias. A primeira sessão numa terça-feira; a segunda, no dia seguinte. Mensais desde 2000, as reuniões diminuíram para oito desde 2006.

Objetivo

O objetivo das mudanças nos juros é manter a inflação sob controle, ou seja, cumprir a meta de inflação para o ano.

A decisão do BC sobre os juros é soberana e não precisa de aprovação do presidente da República nem do ministro da Fazenda. Já a meta de inflação é fixada pelo governo.

Fonte: g1, www.g1.com.br