Serasa revela que atividade do comércio cresceu 4,1% em maio

Redução de IPI para veículos e Dia das Mães pesaram sobre resultado.

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país cresceu 4,1% em maio, segundo o Indicador Serasa Experian,divulgado nesta terça-feira (5). Essa foi a maior variação mensal desde agosto de 2007, de acordo com a pesquisa. Em relação a maio de 2011, foi registrada alta de 9,8%. No ano, a atividade varejista cresceu 7,1% na comparação com o mesmo período do ano passado (janeiro a maio de 2011). A alta no varejo é registrada pelo terceiro mês seguido.

Na avaliação dos economistas da Serasa, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos e a volta dos feirões impulsionaram o comércio. O varejo do setor de veículos teve aumento de 4,9% no mês passado - a maior alta mensal desde agosto de 2011. Além disto, o Dia das Mães também contribuiu para o desempenho do varejo, especialmente no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática.

Além destes segmentos, o mês de maio também foi de crescimento no movimento dos demais setores do varejo nacional, com destaque para o de material de construção. Já os segmentos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, combustíveis e lubrificantes e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios apresentaram evoluções mais modestas.

Fonte: G1