Setor da produção industrial registrou queda e tem o pior desempenho em 19 anos

Setor da produção industrial registrou queda e tem o pior desempenho em 19 anos

Setor quebrou sequência de queda no final de 2009, mas fecha o ano com -7,4%

A produção industrial brasileira em 2009 não conseguiu segurar os impactos da crise financeira do ano anterior e fechou o ano em queda de 7,4%, na maior perda desde 1990, quando registrou 8,9%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A leve melhora do setor foi registrada no quarto trimestre do ano passado, de setembro até dezembro, quando interrompeu a sequência de quedas ao ter avanço de de 5,8% frente ao mesmo período de 2008. No entanto, o resultado mensal ainda foi negativo.

No mês de dezembro, a produção industrial teve diminuição de 0,3% em relação ao mês anterior. Esse foi o segundo resultado negativo do setor, que somou uma perda de 1,2% entre outubro e dezembro.

Em relação a dezembro de 2008, houve expansão de 18,9% no setor, o que demonstra a recuperação do setor frente à crise internacional. Na ocasião, o crescimento da indústria foi de 5,2%.

A maior queda foi registrada pelo setor de material eletrônico e equipamentos de comunicações (-12,2%). Em seguida, vieram veículos automotores (-1,2%), alimentos (-1,0%), têxtil (-4,0%) e outros equipamentos de transportes (-4,2%).

Os resultados positivos vieram do setores: produtos de metal (11,3%), farmacêutica (6,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (3,3%) e outros produtos químicos (1,3%).

Fonte: R7, www.r7.com