Silvio Santos seria maior responsável por rombo, diz Meirelles

Segundo Meirelles, o BC agiu a tempo de evitar prejuízos para o sistema financeiro do País

Baixa no império Sílvio Santos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou em entrevista na edição desta quarta-feira do Estado de S. Paulo que o único prejudicado pelo rombo financeiro no banco PanAmericano foi o acionista majoritário, Grupo Silvio Santos, e que era dele a responsabilidade de descobrir se houve ou não fraude nos resultados contábeis do banco. Ele rebateu as críticas dirigidas ao BC sobre a demora para identificar o possível desvio de dinheiro afirmando que a autoridade monetária não pode fazer o trabalho que os órgãos de controle interno e externo da empresa deveriam ter feito.

Segundo Meirelles, o BC agiu a tempo de evitar prejuízos para o sistema financeiro do País e está conduzindo a investigação rigorosamente, mas não pode garantir que não haja mais problemas nos bancos. Na entrevista ao jornal, o presidente do BC informou ainda que está sendo trabalhada uma proposta de regulamentação do setor de cartão de crédito, tido como principal modalidade utilizada na fraude do banco PanAmericano.

O caso

O Banco PanAmericano anunciou em 9 de novembro que o Grupo Silvio Santos, seu controlador, iria aportar R$ 2,5 bilhões na instituição para restabelecer o equilíbrio patrimonial e a liquidez, após "inconsistências contábeis" apontadas pelo Banco Central. A autoridade monetária não forneceu detalhes, mas um processo administrativo de investigação vai apurar a origem e os responsáveis pelo problema de falta de fundos. A injeção de recursos no banco foi feita por meio do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que é uma entidade sem fins lucrativos que protege os correntistas, poupadores e investidores. São as instituições financeiras que contribuem com uma porcentagem dos depósitos para a manutenção do FGC - sem recursos públicos.

A holding do Grupo Silvio Santos colocou à disposição empresas como o SBT e a rede de lojas do Baú da Felicidade, entre outras, como garantia pelo empréstimo, que tem prazo de dez anos. Especializado em leasing e financiamento de carros, o PanAmericano teve 49% do capital votante vendido para a Caixa Econômica Federal em dezembro de 2009, por R$ 739,2 milhões. O presidente do BC, Henrique Meirelles, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, e as empresas de auditoria que não verificaram o rombo devem prestar esclarecimentos à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Com autorização do BC, as atividades das lojas e o atendimento ao público continuam sem problemas, segundo a instituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES