TAM anuncia o fim de milhas pelo programa Star Alliance em 2014

Mudança faz parte da migração de todo o grupo Latam para a aliança Oneworld. A LAN Colômbia inicia nesta terça a parceria com o novo grupo

A TAM anunciou nesta terça-feira que deixará o programa Star Alliance a partir de 30 de março de 2014, quando acontecerá sua migração para a rede Oneworld. A mudança já havia sido antecipada em março deste ano e faz parte da operação de fusão entre TAM a LAN Airlines, que deu origem ao grupo Latam.

A LAN já era uma companhia filiada à Oneworld e, após a fusão com a empresa brasileira, ficou decidido que todo o grupo migraria para a mesma aliança. Seguindo essa decisão, já nesta terça-feira, a LAN Colômbia inicia sua parceria na rede Oneworld.

Em março, a TAM informou aos clientes que a migração para o novo grupo não terá efeito no programa de milhagens. "Todos os pontos acumulados em voos da Star Alliance e registrados no Programa TAM Fidelidade serão preservados após a transição", informou a companhia à época.

Segundo fato relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a decisão se deu em cumprimento à resolução dos tribunais de defesa de concorrência do Chile (TDLC) e também do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no Brasil para aprovar a operação de fusão entre a LAN Airlines e a TAM.

A Star Alliance tem atualmente 28 companhias aéreas como membro, entre elas estão Lufthansa,Tap, US Airways, Avianca, Air Canada, Copa Airlines, etc. Já a Oneworld conta com doze empresas do setor, como American Airlines, Iberia, Japan Airlines e LAN. A TAM será a primeira brasileira a ingressar no grupo.

Fonte: Veja