Tarifas de luz e telefone devem subir até o fim deste ano; saiba!

Gasolina e gás de cozinha, no entanto, devem permanecer com os preços inalterados, na avaliação dos economistas do Copom

A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC), prevê aumentos nas tarifas de energia elétrica e telefonia fixa (confira, no quadro ao lado, a simulação de como ficaria a tarifa básica local de algumas operadoras com o reajuste) até o fim deste ano. Os percentuais estimados de reajuste são de 1,3% e 1,5%, respectivamente.

Gasolina e gás de cozinha, no entanto, devem permanecer com os preços inalterados, na avaliação dos economistas do Copom.

A ata sinaliza ainda que o Copom deve ser mais cauteloso na próxima reunião para decidir o percentual da Selic, a taxa básica de juros da economia nacional. Segundo o documento, a recuperação da economia brasileira ?vem ocorrendo mais lentamente do que se antecipava?, mas o consumo interno vai continuar ?robusto? nos próximos meses. O BC aplicou sete cortes consecutivos de meio ponto percentual e a Selic está em 8,5% anuais, menor patamar da história. A inflação acumulou, até maio, uma alta de 2,24%.

Fonte: Extra