Taxas de serviço de bancos subiram até 41% em um ano; saiba

Taxas de serviço de bancos subiram até 41% em um ano; saiba

Quantidade de cestas disponíveis dificulta comparação pelo consumidor

A Fundação Procon-SP pesquisou as tarifas bancárias praticadas por sete bancos privados e públicos e constatou que houve aumento de até 41% nos pacotes de serviços oferecidos pelas instituições no período, segundo a pesquisa.

"A quantidade de pacotes é muito grande, com nomenclaturas e composição distintas, o que dificulta a comparação e a escolha que o consumidor deve fazer", diz o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes. O objetivo do estudo, segundo o Procon-SP, é mostrar ao consumidor os diversos pacotes que as instituições financeiras colocam à disposição para o correntista. A dica para o consumidor, orienta Arthur, é verificar o tipo de serviço adequado para sua movimentação bancária e optar pelo que for mais vantajoso.

A comparação foi realizada com dados de 16 de maio de 2012 em comparação com a mesma data em 2011. O levantamento comparou a composição e o valor da mensalidade de cada pacote (de mesma nomenclatura) oferecido por cada instituição financeira, com base nas informações divulgadas nos sites dos bancos. Na análise não foi incluído o pacote padronizado exigido pelo Banco Central.

Fonte: G1