TCU proíbe repasses para a obra da ferrovia Transnordestina

Obra ligará a cidade de Elizeu Martins aos portos de Pecém e Suape

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas da União decidiu proibir que sejam feitos repasses do o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Valec (estatal do setor ferroviário) para as obras de construção da ferrovia Transnordestina, que ligará os portos de Pecém, no Ceará, e Suape, no Pernambuco, à cidade de Elizeu Martins, no Piauí

De acordo com a decisão do Tribunal, as obras estão sendo custeadas principalmente com recursos públicos e a estimativa inicial do valor da obra já foi superada. O relatório aponta que os recursos públicos aplicados na obra já somam pelo menos R$ 4,2 bilhões e declara que há "risco significativo" de que os recursos utilizados para financiar o empreendimento estejam sendo mal geridos. Também foi identificado descompasso entre as execuções física e financeira do empreendimento.

Em nota,A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), responsável pela obra, informou que "entende as dificuldades enfrentadas pelo governo por conta da crise econômica, com o consequente atraso no repasse de recursos públicos, mas espera que elas sejam superadas para que a obra retome seu ritmo".

A empresa ainda destacou que, até agora, nunca deixou de aportar no tempo previsto os recursos próprios. A Transnordestina tem 56% de obras concluídas e 600 km de malha pronta, de acordo com a CSN.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES