Temendo crise, governo estuda medidas para elevar exportações

O governo acha importante facilitar o acesso ao crédito para as empresas menores.

A secretária de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Prazeres, disse há pouco que as medidas que o governo estuda para incentivar as exportações brasileiras incluirão aperfeiçoamento de mecanismos de financiamento e ações voltadas para empresas de menor porte. "É importante facilitar o acesso ao crédito para as empresas menores", afirmou durante o programa "Brasil em Pauta", da TV NBR.


Temendo crise, governo estuda medidas para elevar exportações

A secretária disse também que o governo foca a facilitação do acesso à logística, também principalmente para as pequenas empresas. "Exportar pelos Correios, por exemplo, é uma oportunidade interessante para o primeiro passo no acesso ao mercado externo", considerou. Ela acrescentou que o conjunto de medidas avaliadas pelo governo contempla atuação em "diferentes segmentos".

A secretária voltou a dizer que o governo optou por não apresentar uma meta para a balança comercial brasileira deste ano, em função das incertezas do mercado internacional. "É necessário aguardar os primeiros meses do ano, possivelmente o primeiro trimestre. Estamos mais cautelosos este ano, mas será anunciada assim que houver elementos necessários para fazer uma meta factível, realista", argumentou.

Fonte: Estadão, www.estadao.com.br