Teresina representa quase 50% dos empregos em call center no Brasil

Em Teresina, foram mais de 12,4 mil empregos registrados no setor.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio às adversidades que o país enfrenta, Teresina continua se destacando pela contribuição positiva em pesquisas sobre geração e manutenção de empregos. E os postos de trabalho que mais cresceram foram nas operadoras de telemarketing atraídas para a capital por causa dos incentivos fiscais oferecidos pela Prefeitura. Em Teresina, foram mais de 12,4 mil empregos registrados no setor, representando 45,9% da soma do país inteiro.

Uma pesquisa divulgada na última segunda-feira (28) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mapeou mais de 600 profissões e identificou aquelas que cresceram mesmo em meio à atual crise econômica. Do total analisado, 140 setores (23,2%) registraram aumento líquido de vagas desde o início da recessão e um seleto grupo de 15 profissões se destacou com crescimento acima da média.

O estudo da CNC aponta que as vagas criadas para operadores de telemarketing somam 27,5 mil novos postos de emprego entre julho de 2014 e dezembro de 2015, ocupando a segunda posição da lista. “Deste total, em Teresina, foram mais de 12,4 mil empregos registrados, representando 45,9% da soma de todo o Brasil”, ressalta o secretário municipal do desenvolvimento econômico e turismo, Fábio Nery.

Outras atividades do setor terciário, como prestação de serviços de alimentação, saúde e cuidados pessoais, também figuram na lista das 15 profissões que resistem à crise. Este setor se destacou entre as profissões com maior empregabilidade, uma vez que estas atividades típicas da prestação de serviços figuram entre aquelas com maior geração de vagas.

O estudo também evidencia a predominância feminina em 10 das 15 profissões destacadas. É o caso das cuidadoras de crianças, jovens, adultos e idosos que representam 90,8% do total de profissionais em atuação nos segmentos analisados, deste total 66,6% são do sexo feminino. A pesquisa aponta também a idade média dos profissionais e revela que entre operadores de telemarketing predomina uma força de trabalho mais jovem – na faixa dos 18 aos 24 anos.

O secretário destaca que a Prefeitura de Teresina tem trabalhado para suprir a abrir novas oportunidades de empregos e qualificação, principalmente entre os jovens. “Desde 2013 foram criadas Leis de Incentivo, alterações de leis já existentes, convênios com instituições públicas e privadas, acordos de cooperação com órgãos federais e parcerias com outras secretarias e organizações. Assim, além dos empregos gerados no setor de call center, vários cursos de qualificação para outras áreas são ofertados pela Prefeitura e 16 mil pessoas já foram beneficiadas. Desse total, mais de 1.800 delas participaram de cursos na área do turismo e afins permitindo a possibilidade de trabalho em setores com necessidade de mão de obra qualificada”, enumera Fábio Nery.

Para ele, os dados positivos na geração e manutenção de empregos são resultado da implantação de políticas de planejamento, execução e avaliação de efeitos por parte da Prefeitura.  “É muito importante ter um planejamento orientado para beneficiar a sociedade. A política implantada pela Prefeitura conseguiu esse objetivo com a atração de investimento em empresas que pudessem contribuir em grande escala para geração de emprego e renda, que é o caso dos call center, além das parcerias para capacitar e profissionalizar jovens e adultos fora do mercado de trabalho. Teresina se destaca positivamente em relação a situação econômica do país porque a Prefeitura conseguiu criar esta política eficaz, comprovada através destes resultados”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES